Avaliação de Pontas e Bicos de Pulverização

O Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr realiza avaliações de pulverizações e de bicos de pulverização equipando pulverizadores autopropelidos, pulverizadores tratorizados (montados e de arrasto), turbo atomizadores, pulverizadores costais manuais e aviões agrícolas para empresas da área de defensivos agrícolas, usinas de cana-de-açúcar e fornecedores, empresas de reflorestamento industrial, empresas fabricantes de pulverizadores, empresas fabricantes de bicos de pulverização, cooperativas agropecuárias, empresas de reflorestamento industrial, empresas de aviação agrícola e instituições de ensino da área agrícola.

 

Exemplos de avaliações de pulverizações e de bicos e pontas de pulverização:

Avaliação de pontas de pulverização objetivando teste comparativo de deposição de gotas na cultura do alho, utilizando como coletores papéis sensíveis à água e posterior análise pelo software e-Sprinkle. Foi utilizado nos testes o pulverizador autopropelido Parruda 3000 Montana, equipado com pontas de pulverização de jato plano simples, jato plano duplo e pontas de jato tipo cone vazio e cheio. Os testes foram realizados durante os períodos da manhã e à noite, na Agropecuária Sekita em São Gotardo, Minas Gerais.









Teste de pontas de pulverização com o pulverizador autopropelido Parruda 3000

 




Avaliação de aplicação noturna com o pulverizador autopropelido Parruda 3000

 

Avaliação de bicos de pulverização com indução de ar (venturi) TeeJet Air Induction equipando o pulverizador autopropelido Uniport 2500 durante a simulação de aplicação de herbicidas pós-emergentes na cultura da cana-de-açúcar, durante o treinamento em tecnologia de aplicação terrestre para agrônomos, técnicos e operadores da Usina Cururipe em Iturama (MG). As análises das pulverizações foram realizadas utilizando o software e-Sprinkle, obtendo dados de densidade de gotas, PRD, DMV e outros.





Avaliação de aplicação de herbicidas na cana-de-açúcar com pulverizador Uniport 2500

 

Avaliação da aplicação de herbicidas em PPI (Pré-Plantio Incorporado) com o pulverizador autopropelido Patriot 150 XL, equipado com o controle eletrônico Dickey-john CCS100 e pontas de pulverização de jato plano TeeJet XR, TT e TJ, durante aplicações na cultura do algodão (Rio Verde – GO). Foram utilizados equipamentos para o monitoramento da qualidade das pulverizações como o anemômetro, papéis sensíveis à água, termo-higrômetro, medidor de vazão de bico e mesa de distribuição.





Avaliação de aplicação de herbicidas em PPI com o pulverizador Patriot 150 XL

 

Avaliação da aplicação de herbicidas pós-emergentes com o pulverizador autopropelido RoGator 854, equipado com o controle eletrônico Raven 460 e pontas de pulverização de jato plano TeeJet, durante aplicações na Fazenda Barra Mansa, do Grupo Capin, em Luis Antônio (SP). O monitoramento das pulverizações e a avaliação do rendimento operacional do pulverizador Rogator foi desenvolvido para as empresas Ag-Chem e Monsanto.





Avaliação de aplicação de herbicidas com o pulverizador RoGator 854

 

Teste de deposição de gotas em papéis sensíveis à água objetivando avaliar diferentes volumes de aplicação com a ponta de pulverização TeeJet TF TurboFloodJet em simulações aplicações de herbicidas na cultura da cana-de-açúcar, durante o treinamento em tecnologia de aplicação para os operadores de pulverizadores da Usina Cururipe em Iturama (MG). As análises das pulverizações foram realizadas com o software e-Sprinkle, obtendo dados de densidade de gotas, PRD, DMV e outros.





Teste de pulverização na cultura da cana-de-açúcar

 

Teste de deposição de gotas em papéis sensíveis à água objetivando avaliar em campo a ponta de pulverização TeeJet TF TurboFloodJet em aplicações de herbicidas na cultura da cana-de-açúcar, utilizando pulverizadores tratorizados montados. As análises das pulverizações foram realizadas com o software e-Sprinkle, obtendo dados de densidade de gotas, PRD, DMV e outros.





Avaliação de aplicação de herbicidas na cultura da cana-de-açúcar

 

Avaliação de bicos de pulverização com indução de ar (Lechler ID e TeeJet AI) e bicos de impacto/deflexão (TeeJet TT) comparando com bicos convencionais nas culturas da batata e feijão, em propriedades rurais na região de Casa Branca e Vargem Grande do Sul (SP). As análises das pulverizações foram realizadas com o software e-Sprinkle, obtendo dados de densidade de gotas, PRD, DMV e outros. Foi utilizada uma mesa de distribuição padronizada (ISO 5682/1, 1986) para a avaliação da uniformidade de distribuição dos bicos de pulverização testados em campo.





Teste de bicos de pulverização nas culturas da batata e do feijão

 

Teste de deposição de gotas em papéis sensíveis à água objetivando avaliar aplicações de fungicidas e inseticidas com pontas de pulverização de jato tipo cone vazio e pontas de pulverização de jato plano (leque) na cultura da batata em propriedades rurais na região de Lapa (PR). As análises das pulverizações foram realizadas com o software e-Sprinkle, obtendo dados de densidade de gotas, PRD, DMV e outros.





Avaliação de pulverização na cultura da batata

 

Teste de deposição de gotas em papéis sensíveis à água objetivando avaliar pulverizações comparativas entre bicos de pulverização de jato tipo cone vazio (Disco-Difusor), bicos de pulverização de jato plano de baixa deriva e bicos de pulverização com indução de ar (venturi), na cultura da laranja, em propriedades rurais nas regiões de Limeira e Mogi Mirim (SP). As análises das pulverizações foram realizadas com o software e-Sprinkle, obtendo dados de densidade de gotas, PRD, DMV e outros.



Teste de bicos de pulverização na cultura da laranja

 

Teste de pulverização na cultura do café, objetivando verificar a deposição e a penetração de gotas nas folhagens das plantas do café, utilizando papéis sensíveis à água como coletores de gotas, comparando diversos tipos de bicos de pulverização da empresa fabricante Lechler. Os testes foram realizados utilizando um turbo atomizador tratorizado (três pontos) na Fazenda São José, na cidade de São João da Boa Vista (SP).





Teste de bicos de pulverização na cultura do café

 

Equipamentos comumente utilizados nas avaliações técnicas:

  • Planilhas de avaliação (Check-list);
  • Mesa de distribuição padronizada (ISO 5682/1, 1986) para a avaliação da uniformidade de distribuição das pontas de pulverização;
  • Medidores de vazão dos bicos/pontas (fluxômetro manual) para pulverizadores de barras e turbo atomizadores;
  • Papéis sensíveis à água (determinação do tamanho das gotas pulverizadas);
  • Software de análise de gotas e-Sprinkle (análise dos papéis sensíveis objetivando determinar DMV, DMN, Potencial de risco de deriva e outros);
  • Termo-higro-anemômetro Kestrel 3.000 (temperatura, umidade e vento);
  • Kit manômetro de bicos (alta-média-baixa pressão) para aferição de perdas de pressão.

 
OBS: Todas as etapas das avaliações de pulverizações e de bicos de pulverização são documentadas através de fotos digitais e filmagens anexadas posteriormente aos relatórios a serem entregues para a empresa contratante.

 

Informações Profissionais:

Manoel Ibrain Lobo Junior é Engenheiro Agrônomo, consultor e especialista em tecnologia de aplicação de agroquímicos com pulverizadores terrestres e aeronaves agrícolas.

Ministra cursos, treinamentos e palestras sobre tecnologia de aplicação de agroquímicos para empresas fabricantes de pulverizadores, fabricantes de bicos de pulverização, usinas de cana-de-açúcar e fornecedores, empresas fabricantes de defensivos agrícolas, revendas de defensivos agrícolas, cooperativas agropecuárias, dentre outras.

Realiza trabalhos de regulagem e calibração de pulverizadores, avaliações de pulverizadores, aeronaves agrícolas e análise de risco de perdas por deriva nas pulverizações.

É auditor GlobalGAP IFA (Certificado Internacional de "Boas Práticas Agrícolas"). Desenvolve projetos de monitoramento da qualidade das aplicações de defensivos agrícolas e adequação de pulverizadores de acordo com as normas internacionais do protocolo GlobalGAP (Boas Práticas Agrícolas).

 


Engº Agrº Manoel Ibrain Lobo Júnior - Consultor em Tecnologia de Aplicação
lobo@pulverizador.com.br - (+ 55 19) 9724 0827 - Skype: manoel.lobo