Avaliação de Pulverizadores e Aeronaves Agrícolas

O Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr realiza avaliações de pulverizadores e aeronaves agrícolas para empresas da área de defensivos agrícolas, usinas de cana-de-açúcar e fornecedores, empresas fabricantes de pulverizadores, grandes fazendas agropecuárias, cooperativas agrícolas, empresas de reflorestamento industrial, empresas de aviação agrícola e instituições de ensino da área agrícola.

 

Exemplo de Avaliações de Pulverizadores e Aeronaves Agrícolas:

Avaliação dos pulverizadores tratorizados montados e pulverizadores costais pressurizados da empresa fabricante de agroquímicos BASF – Divisão Agro, objetivando verificar o estado operacional dos componentes dos pulverizadores (bicos, filtros, comandos, manômetro, mangueiras, outros) utilizando equipamentos para o monitoramento da qualidade das pulverizações como o anemômetro, papéis sensíveis à água, termo-higrômetro, medidor de vazão de bico e mesa de distribuição, na Estação Experimental em Jaguariúna (SP).


Avaliação dos pulverizadores da empresa BASF – Estação Experimental

 

Avaliação do pulverizador autopropelido RoGator 854 da empresa Ag-Chem, equipado com o controle eletrônico RAVEN SCS 460, durante a aplicação de herbicidas pós-emergentes na cultura da cana-de-açúcar, na Fazenda Barra Grande, pertencente à Usina Zillo Lorenzetti, localizada no município de Lençóis Paulista – SP.



Avaliação do pulverizador RoGator 854 na Usina Zillo Lorenzetti

 

Avaliação dos pulverizadores autopropelidos Gafanhoto 2500 Hidro ServSpray, equipados com controle eletrônico de pulverização RAVEN SCS 450, durante aplicações de agroquímicos nas culturas de algodão e soja nos municípios de Primavera do Leste - MT e Campo Verde – MT. Foram avaliadas duas equipes de aplicação, utilizando equipamentos para o monitoramento da qualidade das pulverizações como o anemômetro, papéis sensíveis à água, termo-higrômetro, medidor de vazão de bico e mesa de distribuição.


Avaliação do Pulverizador Autopropelido Gafanhoto 2500 ServSpray

 

Avaliação do avião agrícola Air Tractor AT-502 em aplicações de agroquímicos na cultura do algodão na Fazenda Xingu, no município de Ituverava-SP. Foram realizados testes de aplicação aérea objetivando avaliar as faixas de deposição real e efetiva, penetração e distribuição das gotas na cultura do algodão. As análises de cobertura de gotas nos cartões sensíveis à água foram realizadas pelo software IDRISI for Windows (GIS) e o DMV das pulverizações calculado pelo método DMAX. 


Avaliação do avião agrícola Air Tractor AT-502 na cultura do algodão

 

Avaliação do pulverizador autopropelido RoGator 854 da empresa Ag-Chem, equipado com o controle eletrônico RAVEN SCS 460, durante a aplicação de herbicidas pós-emergentes na cultura da cana-de-açúcar, na Fazenda Pasto Velho pertencente à Usina Da Barra, localizada no município de Barra Bonita – SP.

Pulverizador autopropelido RoGator 854 aplicando herbicidas na cana-de-açúcar

 

Avaliação do avião agrícola Ipanema 202 em aplicações de agroquímicos na cultura da soja na Fazenda Xingu, no município de Ituverava-SP. Foram realizados testes de aplicação aérea objetivando avaliar as faixas de deposição real e efetiva, penetração e distribuição das gotas na cultura da soja. As análises de porcentagem de cobertura de gotas nos cartões sensíveis à água foram realizadas pelo software IDRISI for Windows (GIS) e o DMV das pulverizações calculado pelo método DMAX.

Avião agrícola Ipanema 202 aplicando na cultura da soja

 

Avaliação do rendimento operacional do pulverizador autopropelido John Deere 4700 equipado com pontas de pulverização Turbo TeeJet em capa dupla TwinCap Lurmark, realizando aplicações de herbicidas no volume de aplicação de 150 litros/hectare, na região de Rondonópolis e Pedra Preta na Serra da Petrovina, Mato Grosso.



O pulverizador autopropelido John Deere 4700 aplicando dessecantes

 

Avaliação do pulverizador autopropelido DAVILOR ORIGINAL de Oscar Dante Dichiara, equipado com controle eletrônico TeeJet 844, pontas de pulverização TeeJet e navegador satelital Trimble AgGPS® RDL, durante demonstrações em campo aos produtores de soja e algodão de Rondonópolis e Pedra Preta na Serra da Petrovina, Mato Grosso. As análises das pulverizações foram realizadas com o software e-Sprinkle, obtendo dados de porcentagem de cobertura e densidade de gotas, PRD, AR, DMV e outros.

Avaliação do Pulverizador Autopropelido Davilor Original no Brasil

 

Metodologia de Avaliação dos Pulverizadores e Aeronaves Agrícolas

A metodologia de avaliação dos pulverizadores e dos aviões agrícolas utilizada é baseada nas planilhas de inspeções periódicas de pulverizadores comumente realizadas na Inglaterra (informações gentilmente cedidas pela empresa L.W. Househam) e na Itália. Essas avaliações periódicas são efetuadas sobre vários componentes e parâmetros operacionais dos pulverizadores.
 
O trabalho de "Monitoramento da Qualidade nas Pulverizações" têm por objetivo oferecer serviços de assessoria técnica, avaliações e treinamentos às empresas agrícolas que pretendem se inserir no mercado da qualidade de produtos, através da implantação das "Boas Práticas Agrícolas", não somente nas operações de pulverização, mas também objetivando a segurança dos operadores e do meio ambiente (Protocolo GlobalGAP, NR-31, outras).

Os ítens a serem avaliados nos pulverizadores são:

Avaliação Qualitativa:
1) Vazamentos (número e locais);
2) Mangueiras (danificadas, dobradas, mal localizadas e mal conectadas);
3) Filtros (linha, de sucção, bicos);
4) Válvulas de diafragma (antigotejadores);
5) Proteção das partes móveis;
6) Manômetro (presença e funcionamento).
 
Avaliação Quantitativa:
1) Taxa de aplicação;
2) Dose dos produtos utilizados;
3) Espaçamento entre bicos/pontas;
4) Tipos de bicos/pontas;
5) Bicos/pontas (perfil de distribuição, vazão, valor CV%);
6) Manômetro (perdas de pressão);

São utilizados os seguintes equipamentos para as avaliações:

  • Planilhas de avaliação (Check-list);
  • Mesa de distribuição padronizada (ISO 5682/1, 1986) para a avaliação da uniformidade de distribuição das pontas de pulverização;
  • Medidores de vazão dos bicos/pontas (fluxômetro manual);
  • Papéis sensíveis à água (determinação do tamanho das gotas pulverizadas);
  • Software de análise de gotas e-Sprinkle (análise dos papéis sensíveis objetivando determinar DMV, DMN, Potencial de risco de deriva e outros);
  • Termo-higro-anemômetro Kestrel 3.000 (temperatura, umidade e vento);
  • Kit manômetro de bicos (alta-média-baixa pressão) para aferição de perdas de pressão.

 
OBS: Todas as etapas das avaliações são documentadas através de fotos digitais e filmagens anexadas posteriormente aos relatórios a serem entregues para a empresa contratante.

As avaliações técnicas dos pulverizadores e aeronaves agrícolas poderão ser realizadas com a presença da equipe operacional dos pulverizadores e dos aviões agrícolas, objetivando adequar os equipamentos à qualidade necessária para a correta aplicação dos agroquímicos, através da regulagem e calibração e também capacitando os operadores para a continuidade dessa qualidade nos trabalhos a serem desenvolvidos posteriormente

 

Informações Profissionais:

Manoel Ibrain Lobo Junior é Engenheiro Agrônomo, consultor e especialista em tecnologia de aplicação de agroquímicos com pulverizadores terrestres e aeronaves agrícolas.

Ministra cursos, treinamentos e palestras sobre tecnologia de aplicação de agroquímicos para empresas fabricantes de pulverizadores, fabricantes de bicos de pulverização, usinas de cana-de-açúcar e fornecedores, empresas fabricantes de defensivos agrícolas, revendas de defensivos agrícolas, cooperativas agropecuárias, dentre outras.

Realiza trabalhos de regulagem e calibração de pulverizadores, avaliações de pulverizadores, aeronaves agrícolas e análise de risco de perdas por deriva nas pulverizações.

É auditor GlobalGAP IFA (Certificado Internacional de "Boas Práticas Agrícolas"). Desenvolve projetos de monitoramento da qualidade das aplicações de defensivos agrícolas e adequação de pulverizadores de acordo com as normas internacionais do protocolo GlobalGAP (Boas Práticas Agrícolas).

 

 


Engº Agrº Manoel Ibrain Lobo Júnior - Consultor em Tecnologia de Aplicação
lobo@pulverizador.com.br - (+ 55 19) 9724 0827 - Skype: manoel.lobo